História do Instituto

A Associação foi constituída oficialmente a partir de 24 de setembro de 1995, sendo fruto das aspirações da comunidade do Eldorado e adjacências que sempre se organizaram comunitariamente visando à melhoria da qualidade de vida.

Inicialmente chamava-se Associação Pe.Landell de Moura que concentrava suas atividades numa rádio comunitária, (com o mesmo nome da Associação), prestando serviço de utilidade pública além de envolver os ouvintes desta comunidade local. Com o tempo a Associação foi se envolvendo em pequenas ações comunitárias, buscando integrar a comunidade nela envolvida. Percebeu-se com o passar do tempo que tais ações aconteciam de maneira isolada e não efetivavam o objetivo da Entidade, bem como não contemplavam os anseios da comunidade envolvida.

Os trabalhos começaram a ser melhores e mais desenvolvidos quando a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, com seu grandioso trabalho social, envolveu-se com a Associação, tornando-se uma grande parceira e aliada. A partir desse momento os trabalhos começaram a ser desenvolvidos conjuntamente, entre a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e a Associação Comunitária Pe.Landell de Moura, desenvolvimento da comunidade e o esforço da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes resultou na construção de um grande espaço físico, colocado à disposição desta Associação.

Pe. Odair Ângelo Agostín Fundador do Instituto Dom Décio

Todo o trabalho foi acompanhado pelo Bispo Diocesano de Santo André, Dom Décio Pereira, desde sua posse como responsável pela Diocese em junho de 1997.

Dom Décio sempre respeitou e valorizou os trabalhos realizados pela Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, que foi administrada pelo Padre Odair Ângelo Agostín. Como sua história pessoal e vida ministerial sempre foram pautadas pelo trabalho junto aos mais carentes, Dom Décio sempre se identificou com os trabalhos realizados.

No inicio de fevereiro do ano de 2003, fomos acometidos pela triste noticia do falecimento de Dom Décio. O que entristeceu não somente a comunidade católica, mas todos que conheceram seu trabalho.

Com o inicio de novos projetos, a diretoria considerou importante e justo a mudança do nome da Associação para homenagear nosso querido Bispo. Portanto, a partir de abril de 2003 passou a chamar-se ASSOCIAÇÃO CULTURAL COMUNITÁRIA DOM DÉCIO PEREIRA.

Percebemos que esta Entidade, vem amadurecendo, crescendo e firmando-se dentro da sociedade, tornando-se uma referência positiva para a comunidade do Eldorado e adjacências. A Associação Cultural Comunitária Dom Décio Pereira a partir do ano de 2012 passou a denominar–se INSTITUTO DOM DÉCIO PEREIRA.

Com base nestas finalidades, o Instituto visa ajudar a comunidade a organizar-se, buscando melhorar sua qualidade de vida e proporcionar uma educação digna para as crianças e jovens da nossa sociedade.